05 setembro 2014

Yoga - equilíbrio para o corpo

Por 
ELIANA VERIDIANO
Personal Treiner 
São Paulo - SP
elibenessere@gmail.com








YOGA, EQUILÍBRIO PARA O CORPO


A expectativa de vida aumentou nos últimos tempos. As pessoas vivem mais, seja graças ao avanço de tecnologias que propiciam melhor qualidade de vida, seja graças às campanhas que visam motivar as pessoas a cuidarem melhor da saúde e do bem-estar. 

Contudo, diante de influências culturais, sociais ou financeiras, o ser humano às vezes se perde em angústias decorrentes da agitação do dia a dia e de seus afazeres, o que acaba causando o estresse. E com isso desenvolve ou adquire doenças, inclusive as psicossomáticas.

Daí a importância de procurar alternativas como a prática da atividade física, bem como a conscientização de viver com qualidade e bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Uma dessas alternativas está na prática do Yoga.  A utlização de suas técnicas auxilia no autoconhecimento com maturidade, consciência e com respeito à integridade física, influenciando nos aspectos comportamentais. 




YOGA

Surgiu há mais de 5.000 anos na Índia, e foi transmitido oralmente até próximo do ano 400 a.C., quando foi codificado por PATANJALI nos Yoga Sutra, onde dizia: 
“Saber relaxar bem é saber viver bem.”  
É o equilíbrio perfeito entre o corpo e a mente, autossuficiência, bem-estar e satisfação. Integração, união e prática; a força, o poder e a energia. É uma ciência ancestral, que auxilia no autoconhecimento,
 com maturidade e consciência.

HATHA YOGA
O “Yoga Vigoroso” ou “Hatha Yoga” é oriundo da época medieval.  Seu objetivo supremo é idêntico ao de todas as formas autênticas de Yoga: “transcender a consciência egoica e realizar o Si Mesmo, a Realidade Divina”.  “Ha” é o princípio solar e “Tha” é o princípio lunar – é portanto uma fusão dos princípios positivo e negativo, masculino e feminino. Trabalha para fortalecer o corpo.


BENEFÍCIOS DA PRÁTICA
*Melhora da força muscular;
*Melhora da flexibilidade articular e postura corporal;
*Aumento da capacidade de concentração e percepção;
*Afloramento da sensibilidade, espiritualismo, autoestima e desinibição;
*Prevenção de doenças;
*Influencia o indivíduo a adquirir um estilo de vida mais saudável;
*Promove o bem-estar e a qualidade de vida.






__________________________
BAIXE A REVISTA COMPLETA EM PDF
_________________________


Nenhum comentário:

DIA DO PROFESSOR

Dia dos Professores No dia 15 de outubro, comemora-se em todo o Brasil o Dia do Professor. Nessa ocasião, costuma-se fazer homenagens e...