20 novembro 2014

As mudanças na educação a distância e a cibercultura

Por 
ROBERTO MADRUGA
Consultor e Educador
Rio de Janeiro - RJ
roberto.madruga@conquist.com.br








AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 
E A CIBERCULTURA

Todos nós sabemos que a educação a distância é uma estratégia poderosa para integrar colaboradores das empresas com o novo saber e também para formar cidadãos comuns e professores.

Se a qualidade de ensino tem a ver com a formação dos professores e com o estímulo do aluno para o aprendizado, nada mais natural do que o surgimento do EAD como forma de auxiliar nesta viabilização, pois um dos grandes desafios do nosso país é alcançar um limiar mínimo de qualidade da produção do conhecimento, da forma de lidar com os alunos e da forma de ensinar dos nossos professores.

As mudanças em nossa sociedade
É impressionante a biografia de Pierre Lévy. 
Em site dedicado ao filósofo http://www.caosmose.net/pierrelevy/bio.html é possível identificarmos a tendência de suas obras no que diz respeito à grande revolução da educação.

Em seu texto “As mutações da educação da economia e do saber”, Lévy afirma preocupações com o momento atual do ensino: o grande crescimento quantitativo da demanda por formação e a dificuldade de aumentar numericamente e quantitativamente o número de professores. Para o autor “As universidades transbordam”.

Algumas tendências coexistem neste cenário tão singular na educação contemporânea, pois o conceito de “profissão” está cada vez mais complicado. Nada garante que o que foi aprendido no passado será valorizado no futuro.

** Maior necessidade de diversificação do ensino devido à exigência de múltiplas competências;
** Maior necessidade de personalização da experiência;
** Encurtamento da distância entre o ensino presencial e a distância;
** O ensino acompanha a sociedade da informação;
** Exigência para mudanças no papel do professor/instrutor.



A Cibercultura
O que a cultura da Internet trouxe para nossos dias? O atendimento de uma das mais profundas necessidades da humanidade: a de se comunicar a qualquer hora e em qualquer lugar. Desde as comunicações mais primitivas com o sinal da fumaça ou com inscrições em cavernas não queria o ser humano interagir com outras pessoas amplificando sua capacidade de falar?

Com a Internet, o conceito de trabalho evoluiu de não ser mais possível um líder exigir dos seus subordinados passivamente o cumprimento de tarefas no prazo. Há de se mediar o conhecimento, pois trabalhar em conjunto neste novo cenário pressupõe aprender, produzir conhecimento e mediá-lo com seus colaboradores. Assim a execução de tarefas passa a ser a concretização de projetos bem sucedidos.

As grandes mudanças no ensino trazidas pela Internet são pelo menos seis:
1. Acesso: por meio de disponibilidade irrestrita a documentos e imagens;
2. Tempo: a qualquer hora podemos interagir com uma pessoa ou com toda uma rede social, inclusive em tempo real e on-line;
3.  Busca: possibilidade de encontrar informações específicas por meio de buscadores inteligentes;
4.  Armazenamento: podemos arquivar, recuperar e disseminar informações por tempo que acharmos adequado;
5. Custo: a possibilidade de redução de custos desde que realizada de forma inteligente;
6. Abordagens: diferentes abordagens de educação na Web. O próprio texto fornecido pelo Senac exemplifica a riqueza de abordagens que podemos usar na educação a distância:

Espero que seja útil para o seu sucesso e nunca se esqueça de que nada se constrói sem conhecimento sólido guiado pelo domínio de métodos estruturados.
Boa sorte!

_______________________________________________
Roberto Madruga é reconhecido pelo mercado como consultor, educador e coach multidisciplinar nas áreas de RH, Marketing, Gestão do Relacionamento com Clientes, Qualidade e Comunicação. Mestre em Gestão Empresarial - FGV, Pós-graduado em Marketing e em Educação, Especialista em Qualidade total e Master em Programação Neurolinguística – PNL pela International Association of NLP Institutes. Diretor Presidente da ConQuist.
Copyright® deste artigo: www.conquist.com.br
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Temos como política colaborar com o desenvolvimento humano, divulgando determinadas dicas, ferramentas e métodos produzidos pela ConQuist. Conheça a biblioteca de artigos de marketing de relacionamento e CRM em: www.conquist.com.br/artigos 
_______________________________________________

BAIXE A REVISTA COMPLETA EM PDF
_______________________________






Nenhum comentário:

DIA DO PROFESSOR

Dia dos Professores No dia 15 de outubro, comemora-se em todo o Brasil o Dia do Professor. Nessa ocasião, costuma-se fazer homenagens e...