27 março 2015

Novos rumos

Por:
MARCOS GIMENES SALUN
Jornalista    
São Paulo - SP
msalun@uol.com.br







NOVOS RUMOS

Mesmo estando todos no mesmo barco, que navega sem rumo, à deriva e sem um comandante com equilíbrio adequado e competência suficiente para conduzir a nau de volta a uma rota segura e ao seu porto de destino, ainda temos esperanças de sobreviver. 

Só que a esperança, apenas ela e por si mesma, não terá forças suficientes para que possamos enfrentar o mar bravio, superar as temerosas ondas e nos livrarmos do iminente naufrágio que se prenuncia, se não houver uma ação efetiva por parte de cada um de nós. É preciso ser proativo. Nunca antes foi tão necessário que cada um nós tenha que se antecipar e responsabilizar pelas próprias escolhas e ações diante dos mares revoltos que nos apresentam o atual momento de nossa sociedade.

Precisamos despertar desta letargia que toma conta de quase tudo, agir de forma efetiva para interromper a sucessão interminável de ações desonestas e irresponsáveis da máquina do poder, de empresários e executivos inescrupulosos. É urgente que busquemos mudanças efetivas em nosso comportamento, antecipando-nos a situações que possam nos trazer ainda mais insegurança e que possam, mesmo que a longo prazo, trazer melhorias para a nação.

É imprescindível que deixemos de reagir apenas quando os males já estão feitos e nos causando prejuizos. Precisamos urgentemente uma tomada de consciência que permita eliminar as causas de nossos males, localizando culpados, exigindo sua punição da maneira mais justa e uma reparação adequada do que foi feito.

Mas nada disso acontecerá enquanto permanecermos de braços cruzados e acovardados diante da intempérie que se abate sobre nós com tanta fúria. A coragem, assim como ações efetivas de cada um de nós, é o que irá possibilitar que tenhamos uma sociedade mais justa. Se cada um fizer a sua parte, exigindo justiça e reparação, teremos boas perspectivas de que, ao passar a tempestade, o mar nos permita navegar novamente com serenidade.     
______________________________________________________________________
EXPEDIENTE - Revista OPINIAS - ANO I - nº. 10 - Março 2015 - Publicação virtual mensal da Rumo Editorial Produções e Edições Ltda. * Diretores: Marcos Gimenes Salun, Luciana Gomes Gimenes e Naira Gomes Gimenes * Editor e Jornalista Responsável:: Marcos Gimenes Salun (MTb 20.405-SP) * Revisão: Equipe Opinias. * Redação e Correspondência: Av. Prof. Sylla Mattos, 652 - conj.12 - Jardim Santa Cruz - São Paulo - SP - CEP 04182-010  E-mail: rumoeditorial@uol.com.br - Tels.: (11) 2331-1351 Celular (11) 99182-4815. BLOG: http://opinias2014.blogspot.com.br/ * Colaboradores desta edição: Alessandra Leles Rocha (MG), Galeno Amorim (RJ), Tom Coelho (SP) Helio Begliomini (SP), José Arlindo Gomes de Sá (PE), Luciana Gomes Gimenes (SP), Carlos Augusto Ferreira Galvão (SP), Carlos Eduardo de Oliveira (SP), Sonia Hammermuller (RS), Gustavo Barbosa Rossato (SP) e Bárbara Perez (ES). Matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores a quem pertencem todos os direitos autorais. PERMITIDA a reprodução dos artigos desde que citada a fonte e mencionada a autoria. 
__________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

DIA DO PROFESSOR

Dia dos Professores No dia 15 de outubro, comemora-se em todo o Brasil o Dia do Professor. Nessa ocasião, costuma-se fazer homenagens e...