27 março 2015

Qual é a lógica?

Por
ALESSANDRA LELES ROCHA
Professora, Bióloga e Escritora
Uberlândia - MG
alessandralelesrocha@hotmail.com








QUAL É A LÓGICA?

Qual é a lógica? A lógica parece não ter mais lógica. O que se fala não é o que se faz, nem o que se pensa. Tudo isso cansa, desgasta,… deixa os nervos à flor da pele; pois, o mundo parece de cabeça para baixo, fora de ordem, numa avalanche do inesperado.

Não faz muitos dias que trabalhadores brasileiros do transporte de cargas, caminhoneiros como são conhecidos, decidiram lutar por seus direitos legítimos e foram severamente punidos por decisões judiciais de reintegração de posse das estradas, por estarem impedindo o fluxo de veículos nas estradas federais e estaduais; bem como, com multas diárias de valor elevado caso persistissem em suas manifestações. Era o clamor de um segmento da sociedade tão duramente desassistido no exercício de sua profissão, mas que apesar de todos os pesares carrega nas costas, literalmente, o desenvolvimento e a economia do país; que, entretanto, mereceu a ausência da sensibilidade política, o olhar parcial da justiça…


De repente, o movimento sem-terra volta a manifestar a sua indisciplinada inquietude popular, invadindo propriedade particular de pesquisa científica e obstruindo a passagem por estradas federais e estaduais do país, por meio de barricadas e pneus queimados. Não vi por parte das autoridades brasileiras nenhum ruído de desconforto, de indignação. Novamente eu pergunto: Qual é a lógica?

São esses milhões de pesos para bilhões de medidas que destroem a credibilidade do Brasil. O cidadão que trabalha de sol a sol, que enfrenta as agruras do cotidiano, que paga a duras penas uma carga tributária absurda, que se agarra em fiapos de esperança para não sucumbir; esse ser faz parte da legião dos invisíveis, dos esquecidos e desrespeitados por uma “Mãe Gentil”. Há mais de quinhentos anos, ele “joga o jogo do contente” e faz da paciência o seu “pão de cada dia”; mas, não é fácil não e cada dia está pior. A moenda dos sonhos é perversa; o sumo das lágrimas não adoça a alma, não cicatriza as dores do corpo. Somos a massa para os delírios, as vaidades, os absurdos,… e, por que não, o pão dos outros.

A pergunta, então, deve ser outra: onde está a lógica? Ainda que presente no âmago de cada um de nós, no fim das contas, ela só se materializa na aglutinação do inconsciente coletivo. Nos nossos individualismos bizarros, no nosso distanciamento grupal, na nossa autossatisfação,… a lógica vai estabelecendo distorções e equívocos até se desdobrar num universo insustentável e nocivo de prejuízos. Como uma teia, a lógica do mundo vai nos enredando, nos sufocando e nos tornando marionetes dos seus comandos invisíveis; perdemos o controle da própria razão, do próprio pensamento e nos rendemos ao caos.

O jeito é reestabelecer a lógica a partir de si mesmo. Reveja seus conceitos, suas diretrizes, suas opiniões, seus valores. Deixe de ser “Maria vai com as outras” e se posicione; não por interesses escusos, mas por defender seus princípios, seus pilares de sustentação. Sem querer você se dará conta de estar cercado de gente que coaduna das mesmas ideias, ou não. Então, é preciso entender que a unanimidade não existe; mas, almejar um mundo melhor em respeito, em dignidade, em valores e direitos humanos é o que fará a lógica começar a ganhar forma de novo. O que não dá é se render de joelhos ao abandono dela e enxergar a vida desbotada no matiz de uma esperança cor de nada; porque ninguém respeita quem não se dá ao respeito.


__________________________ 
Leia mais de Alessandra Leles Rocha:
__________________

Um comentário:

Anônimo disse...

A diferença entre os dois movimentos de trabalhadores é que o de caminhoneiros foi organizado por empresários do setor. Logo não era legítimo porque tinha causas outras que não a melhoria das condições de trabalho. Mesmo assim acompanhamos pelos noticiarios que o governo sentou à mesa de negociações com os representantes do movimento e atendeu a várias reivindicações.

DIA DO PROFESSOR

Dia dos Professores No dia 15 de outubro, comemora-se em todo o Brasil o Dia do Professor. Nessa ocasião, costuma-se fazer homenagens e...