20 outubro 2014

Mundo pequeno

MARCOS GIMENES SALUN
Jornalista    
São Paulo - SP
msalun@uol.com.br









MUNDO PEQUENO

A expressão já se tornou uma espécie de chavão e sempre é utilizada quando se pretende transmitir a ideia da vida globalizada de nossos dias: “este mundo é pequeno”. O conceito vem de um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX, num fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, na chamada Aldeia Global. Isso permitiu a formação de novos mercados com possibilidades infinitas de interação entre pessoas, mercadorias, serviços e culturas. 

Quando alguém diz que vai fazer uma viagem para qualquer outro país, é como se estivesse informando que vai até o quintal de sua casa. Para almejar novas perspectivas  profissionais, já não se fala apenas em mudar de emprego ou fazer um novo curso superior. A alternativa pode ser também a de mudar de país, buscando alhures o que o seu local de origem não vem atendendo satisfatoriamente. As relações de consumo para quem fica também são profundamente afetadas. No mercado da esquina, pode-se adquirir produtos dos mais remotos pontos do planeta, especialmente daqueles com maior escala de desenvolvimento industrial.

O mundo realmente é pequeno. A consciência disso nos leva também a repensar a própria vida, com toda a celeridade e efemeridade dos dias atuais. Se por um lado temos cada vez mais benesses para usufruir neste mundinho pequeno em que vivemos, por outro é preciso refletir e encontrar meios de entender, solucionar e melhor conviver com suas mazelas. A consciência de que nossa passagem por aqui é breve e que há experiências necessárias pelas quais teremos que passar talvez possam nos propiciar uma maneira melhor de preservar nosso habitat, zelar por ele e por seus recursos e tirar de tudo isso o melhor proveito.
____________________________________________________________________
EXPEDIENTE
OPINIAS - ANO I - nº. 5 - Outubro 2014 - Publicação virtual mensal da Rumo Editorial Produções e Edições Ltda. * Diretores: Marcos Gimenes Salun, Luciana Gomes Gimenes e Naira Gomes Gimenes * Editor e Jornalista Responsável:: Marcos Gimenes Salun (MTb 20.405-SP) * Revisão: Ligia Terezinha Pezzuto (MTb 17.671-SP). *Redação e Correspondência: Av. Prof. Sylla Mattos, 652 - conj.12 - Jardim Santa Cruz - São Paulo - SP - CEP 04182-010  E-mail: rumoeditorial@uol.com.br - Tels.: (11) 2331-1351 Celular (11) 99182-4815.  BLOG: http://opinias2014.blogspot.com.br/ * Colaboradores desta edição: Carlos Augusto Ferreira Galvão (SP), Igor Diamantino (Sydney - Austrália), Adriano Dias Leite (Sydney - Austrália), Márcio Ribeiro Leite (BA), Helio Moreira (GO), Carlos Eduardo de Oliveira (SP), Talita Miguel Pessoa (SP), Dalva Agne Lynch (SP), Luciana Gomes Gimenes (SP) e Andréa Lúcia Guarçoni (RJ). Matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores a quem pertencem todos os direitos autorais. PERMITIDA a reprodução dos artigos desde que citada a fonte e mencionada a autoria. 
 _______________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________
BAIXE A REVISTA COMPLETA EM PDF
_________________________________



Nenhum comentário:

O PLANETA DOS MACRÓBIOS

Por Francisco José Soares Torres Médico - Crateús - CE centromedicodecrateus@gmail.com "Para consolo ger...