20 outubro 2014

Nutrição - A fome oculta

Por 
TALITA MIGUEL PESSOA
Nutricionista (CRN3 – 41658/P)
São Paulo - SP
talitinha.pessoa@terra.com.br








NUTRIÇÃO: A FOME OCULTA

Sua alimentação é realmente nutritiva ou será que contém apenas calorias vazias que só te fazem ganhar peso? Além de proteína, carboidrato e lipídio, nosso organismo também é composto por uma classe conhecida como micronutrientes, representada pelas vitaminas e minerais, encontrados principalmente nos vegetais como as frutas e hortaliças. A carência de um ou mais micronutrientes nos leva a uma condição silenciosa, conhecida como Fome Oculta e atinge uma em cada quatro pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O corpo sente a necessidade dos componentes escassos na alimentação, mas os sinais ou sintomas só aparecem quando a condição já é crítica. Essa carência nutricional a longo prazo pode causar certas doenças como câncer, osteoporose, diabetes e problemas cardiovasculares. Com a falta de nutrientes, a saciedade também acaba prejudicada e a fome torna-se cada vez mais constante. 

A fome oculta está presente em magros, doentes crônicos, pessoas que sofrem com uma rotina estressante e também é comum em obesos, pois muitos não consomem vegetais, ou seja, se alimentam com quantidade, mas não com qualidade. Por isso, faça exames periódicos e junto a um nutricionista procure o equilíbrio alimentar, sem restrições ou exageros. A alimentação balanceada, contemplando todas as classes de macro e micronutrientes, em conjunto com a reeducação alimentar, é de extrema importância no combate à fome oculta, garantindo a saúde e o bem-estar do nosso organismo.

_______________________________________________________
ALGUNS SINAIS  & SINTOMAS
(Relacionados com a falta de vitaminas e/ou minerais) 

** Músculos contraídos ou doloridos e cãibras, o que acontece quando falta magnésio no corpo.
** Cansaço, fraqueza, palpitação, irritabilidade e dificuldade de concentração. 
** Exaustão física pelo excesso de exercícios conjugado com má alimentação. 
** Nas mulheres, sangramento vaginal e alterações na formação de colágeno, sendo predisponentes a rugas e flacidez.
** Pele opaca e sem vida, devido à má oxigenação do sangue; cabelo sem brilho e com bastante queda; unhas manchadas e quebradiças.
** Lembre-se: mesmo acima do peso, pode haver excesso de calorias, mas falta de micronutrientes na sua alimentação. 


https://www.facebook.com/nutritalitampessoa
_______________________________________________________ 














_________________________________
BAIXE A REVISTA COMPLETA EM PDF
_________________________________

Nenhum comentário:

QUE PENA! O MUNDO DÁ VOLTAS

Por: ALESSANDRA LELES ROCHA Professora, bióloga e escritora Uberlândia - MG Algum dia você já se perguntou do que depende a s...