29 dezembro 2014

Virando a página

Por
MARCOS GIMENES SALUN
Jornalista    
São Paulo - SP
msalun@uol.com.br








Virando a página

Estamos prestes a arrancar do calendário que registra nossa passagem pela vida mais uma folha, como se o tempo fosse apenas um marco cronológico e esse ato simbólico pudesse apagar o que já foi feito para começar tudo novamente. Não é bem assim, pois o que fizemos sempre trará consequências para o presente e para o futuro. Quanto ao passado, o máximo que podemos fazer, é tê-lo como uma lição, um aprendizado. Não repetir atos equivocados e tentar modificar, polir e aperfeiçoar o que puder ser feito de maneira mais correta. Acima de tudo, acreditar que é possível evoluir, crescer e fazer presente e futuro mais justos e perfeitos.

O orador e líder político americano Robert Green Ingersoll (1833-1899), declaradamente  um agnóstico, disse certa feita que “não há no mundo, nem recompensa, nem castigo; o que há são consequências”. Mas há quem pense diferente sobre suas ações, por acreditar que importa mais viver o presente, mesmo que de forma irresponsável, do que agir com retidão e consciência para evitar consequências imprevisíveis. Hoje há abundantes exemplos dessa total falta de compromisso com o futuro de muitos que, de forma egoísta e desonesta, agem como se não fossem precisar jamais dar qualquer satisfação de seus atos à sociedade.

A medida de nosso tempo, portanto, precisa de muito mais do que arrancar páginas dos calendários. Precisa de nossa reflexão e de proatividade de maneira efetiva para que possamos sempre brindar a vida e um mundo melhor que nossos atos ajudem a construir. E nada disso nos impede de viver o presente de forma plena, usufruindo do melhor que     a vida possa nos oferecer. Assim não esperaremos recompensas nem temeremos castigos, mas simplesmente faremos a colheita do que semearmos com nossas ações.
______________________________________________________________
EXPEDIENTEOPINIAS - ANO I - nº. 7 - Dezembro 2014 - Publicação virtual mensal da Rumo Editorial Produções e Edições Ltda. * Diretores: Marcos Gimenes Salun, Luciana Gomes Gimenes e Naira Gomes Gimenes * Editor e Jornalista Responsável:: Marcos Gimenes Salun (MTb 20.405-SP) * Revisão: Ligia Terezinha Pezzuto (MTb 17.671-SP). *Redação e Correspondência: Av. Prof. Sylla Mattos, 652 - conj.12 - Jardim Santa Cruz - São Paulo - SP - CEP 04182-010  E-mail: rumoeditorial@uol.com.br - Tels.: (11) 2331-1351 Celular (11) 99182-4815.  BLOG: http://opinias2014.blogspot.com.br/ * Colaboradores desta edição: Carlos Augusto Ferreira Galvão (SP), Walter Whitton Harris (SP), Carlos Eduardo de Oliveira (SP), Tom Coelho (SP), Clayton César Aguiar  (SP), Goulart Gomes (BA), Eberth Franco Vêncio (GO), Alessandra Leles Rocha (MG), Luciana Gomes Gimenes (SP) e Rosa Pena (RJ). Matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores a quem pertencem todos os direitos autorais. PERMITIDA a reprodução dos artigos desde que citada a fonte e mencionada a autoria. 
PARTICIPE. Envie seu artigo para rumoeditorial@uol.com.br



________________________________________________________________________
___________________________
BAIXE A REVISTA COMPLETA EM PDF
_______________________________


Nenhum comentário:

O PLANETA DOS MACRÓBIOS

Por Francisco José Soares Torres Médico - Crateús - CE centromedicodecrateus@gmail.com "Para consolo ger...