23 janeiro 2015

Corpus e Mens Sani para criar

Por 
MARIA INES FELIPPE
Palestrante e Psicóloga
São Paulo - SP
mariaines@mariainesfelippe.com.br








CORPUS E MENS SANI PARA CRIAR

CENÁRIO ATUAL
Vivemos numa época de tensão, conflitos pessoais e a impressão que tenho é que estamos dentro de uma betoneira, girando, girando.
Não há dúvidas de que tudo isso é pela busca incessante da felicidade, do bem estar e melhoria na qualidade de vida.
Acredito que para conseguirmos uma melhor preparação para a vida se exigirá cada vez mais dedicação e cuidados pessoais, tanto do físico como da mente, através de uma alimentação saudável, descanso, exercícios corporais, relaxamento, como também o auto conhecimento, reconhecendo nosso potencial e limites.
Estas sugestões favorecem a serenidade, pensar, criar, agir e decidir melhor diante de conflitos ou situações inesperadas.
Um exemplo disso é o caso de um cliente, dono de uma empresa de transporte, que adota uma estratégia interessante no seu dia a dia: diariamente faz caminhada pela manhã e é durante seus exercícios que consegue resolver problemas da empresa; há momentos durante a atividade de total desligamento do cotidiano, há períodos de ociosidade e sente que de repente surgem ideias e resoluções.
O estar fora do contexto, sair do problema, por vezes a ociosidade, o exercício físico oxigenando o nosso corpo são estratégias facilitadoras para criar e solucionar problemas.
Nosso corpo desempenha uma função importante nos processos intelectuais e desenvolvimento como ser humano. Cada pessoa é o seu corpo, através do qual se expressa e se relaciona com o mundo.
Há pessoa que diz ser flexível, mas sua rigidez é expressada corporalmente. Não digo que deverá ser um marionete, mas o “corpo fala”, assim também revela a forma como vê as mudanças e o mundo.


ALGUMAS AÇÕES
Exercícios corporais, laborais, desblo-queiam, liberam de tensões, desinibem e favorecem o auto conhecimento, possibilitando perceber o mundo de forma diferente, chegando até a melhoria nos relacionamentos interpessoais.
Ansiedade, preocupações e sedentarismo, bloqueia-nos interferindo na nossa forma de ver o mundo e de viver. A mente, o espírito e a alma faz parte de um corpo vivo.
Corpo desabituado e ruidoso passa a ser vivo e também é esse novo corpo, que fica cheio de vontade, prontidão, produzindo ações inovadoras.
Alguns se identificam com a dança, outros com exercícios corporais, outros com relaxamento ou aprender técnica de artesanato; seja lá qual for a sua opção ela facilitará o seu desenvolvimento intelectual, abrindo portas para um processo de criação e um viver melhor.
Os movimentos corporais são elementos geradores e potencialisadores da criação, conduzem a uma imagem prévia vivenciada física, emotiva, mentalmente e a partir dela podemos criar e possibilitar um novo posi-cionamento em relação à vida, estilo pessoal, refletindo no comportamento.
Percebemos que sempre envolverá uma expressão, movimento, gesto e um processo cognitivo, ou seja um ação interna, de pensamento, sentimento, possibilitando a aprendizagem.
Em programas de treinamento que temos realizado com o objetivo de reforçar ou desenvolver a criatividade, vivenciamos e ressaltamos a importância das atividades corporais, físicas, para o despertar desse potencial, assim como realizamos o que chamamos de ginástica corporal e cerebral, através de exercícios com o rosto, pernas, pescoço, braços, costas, mãos, ritmos, posturas, dança, imaginação criativa, etc.
Os exercícios favorecem estar atento ao seu corpo e sentimento, permitindo identificar tensões musculares, que impossibilitam movimentos espontâneos, leveza, liberdade e expressividade.
O processo de criação não passa somente por caminhos cerebrais e intelectuais, mas também no experimentar, sentir e transformar sentimentos.
A Tecnocreática possibilita ao ser humano  repensar, compreender, analisar e desenvolver seu potencial criativo.


UMA EXPERIÊNCIA INTERESSANTE
Recentemente realizamos um trabalho numa empresa multinacional alemã, diria que um “case” de sucesso, onde tratamos expressões corporais, relaxamento, exercícios com colagens, dramatizações com elementos da natureza, dança, para melhoria do auto conhecimento e também nas relações interpessoais, tanto do ponto de vista pessoal como profissional, tudo isso focando um programa intitulado “De Bem com a Vida”.
As atividades corporais favorecem aos indivíduos a conhecer melhor seu corpo, movimentos e tomar consciência do espaço ao seu redor, limites e campo de atuação, desenvolvendo a espontaneidade, a imaginação e a criatividade expressiva. As atividades são optativas, ninguém é obrigado a participar.
Nos encontros utilizamos de diversas técnicas entre outras a Bioenergética para os bloqueios corporais e emocionais que dificultam o sentir criativo, assim como o relacionamento com as pessoas no dia a dia; os exercícios são úteis também para ajudar a expressar emocionalmente, favorecendo o pensar criativo e intuição, desde a realidade e a inovação, transformação.
Partimos do princípio de que as relações interpessoais iniciam no auto conhecimento. Quanto mais eu me conheço, descubro os meus potenciais e pontos a serem aprimorados, melhor identifico, respeito e entendo as características das pessoas ao meu redor e, sendo assim, busco uma forma mais harmoniosa de convivência.
A proposta é aprender o novo, pensar, sentir, agir reinventando nova forma de viver, focalizando o auto desenvolvimento contínuo.


OS EXERCÍCIOS
Exercícios de expressão corporal liberam energia, através de movimentos, uso da voz e do som percursivos, estimulam a abrir-se às sensações, afinar os sentidos, despertando a sensibilidade, dar-se conta do aqui e agora, com seus órgãos dos sentidos, favorecendo a fantasia, associações, princípios básicos no processo criativo.

Alguns deles:
**Coloque-se de forma confortável, observe a sua respiração, veja a frequência, o som, o esforço, etc.
**Fale em voz alta o seu nome, imagine sendo escrito no ar, com as pontas do seu dedo, nariz, observe os movimentos, escute o som do seu nome. O que te representa? Com o que se parece? Que associação faz?
**Expresse os exercícios anteriores corporalmente. O que você sente? Observe o seu movimento das pernas, cabeça, braços. O que está sentindo? O que representa? Como gostaria de representar?
**Sente-se confortavelmente, mentalize o seu dia a dia, todas os acontecimentos desagradáveis, retome-os, analise as causas, momentos, variáveis, visualize o acontecimento com as variáveis favoráveis, as pessoas, seus objetivos, dificuldades e aspectos facilitadores. Traga isso para a sua realidade pós relaxamento. Vamos comentar e transformar.
**Perceba o aqui e agora, utilize dos órgãos dos sentidos, elabore metáforas frente à expressão corporal ou ginástica laboral realizada.
         
Os exercícios possibilitam:
** Besbloqueio do corpo, emoção.
** Renasce a capacidade criativa.
** Desenvolvem o sentimento e pensamento criativo.
** Clarificam e consolidam a individualidade.
** Abertura ao exterior, nas relações de aceitação, solidariedade, empatia, etc.



AS ANALOGIAS E METÁFORAS
O estabelecimento de associações e analogias não usuais (metodologia espanhola) favorecem o desenvolvimento do pensamento criativo, trabalhar com imagens, recuperando a dinâmica natural do raciocínio lógico, intuitivo e transformador da realidade.
Através delas poderemos estabelecer pontos de semelhanças entre coisas que aparentemente são divergentes, comparar o incomparável, possibilitando ver a realidade interligada a olhar para todos os lados, perceber-se fazendo parte do universo, estimulando a curiosidade, o comparar, criticar e consequentemente buscarmos soluções para problemas do dia a dia.
Temos que perceber que somos seres holísticos, onde a corpo e mente estão em constante interação, a prevenção e superação de moléstias tais como dores de cabeça, no corpo, insônias, infarto, etc. Percebemos que estão basicamente nos cuidados do corpo e da mente.
A interação mente e corpo ajudará a melhorar
 a sua capacidade de imaginar, criar e viver melhor. 

***
Maria Inês Felippe: Palestrante, Psicóloga, Especialista em Administração de Recursos Humanos e Mestre em Desenvolvimento do Potencial Criativo pela Universidade de Educação de Santiago de Compostela - Espanha. Palestrante e consultora em Recursos Humanos, Desenvolvimento Gerencial e de equipes, Avaliação de Potencial e competências. Treinamentos de Criatividade e Inovação nos Negócios. Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais de Criatividade e Inovação e Comportamento Humano nas empresas. Vice Presidente de Criatividade e Inovação da APARH.

******





Nenhum comentário:

QUE PENA! O MUNDO DÁ VOLTAS

Por: ALESSANDRA LELES ROCHA Professora, bióloga e escritora Uberlândia - MG Algum dia você já se perguntou do que depende a s...