04 julho 2014

Eu moro em Xangri-Lá

Por 
RAQUEL ZARPELLON
Fotógrafa amadora
Xangri-Lá - RS
raquelzarpellon.2@hotmail.com








EU MORO EM XANGRI-LÁ

Eu moro em XANGRI-LÁ, município do litoral norte do Rio Grande do Sul composto por 8 praias. Mar agitado com ondas fortes favorecem a prática do surfe e da pesca. A plataforma marítíma é uma atração ímpar, com 300 metros mar adentro em forma de “L” e com 75 metros de braço ao norte. 

Originalmente tinha o formato de “T”, mas em 1997 fortes ressacas abalaram as estruturas e o braço sul caiu e afundou no mar. Xangri-Lá possui dois sambaquis dos mais importantes do litoral gaúcho, verdadeiros sítios arqueológicos. Faz divisa ao norte com a lagoa dos Quadros. A paisagem daqui é de inconfundivel beleza e o pôr do sol  é maravilhoso. 

O nome foi inspirado em SHANGRI-LÁ, uma palavra criada pelo novelista inglês James Hilton (1900-1954), na sua obra Horizonte Perdido escrita em 1933. Shangri-Lá era um país imaginário, na região do Tibete, na qual as pessoas que lá chegavam conseguiam conservar a sua forma física, desde que dali não mais se retirassem. Nesta obra, que o cinema e as muitas traduções tornam amplamente conhecidas, James Hilton realizou um "tour de force" aliando o romance de aventuras ao romance de ideias. Xangri-Lá é um símbolo e uma aspiração. 

Nele não existe o mal, e a vida cresce em amor e sabedoria. Xangri-Lá é a terra dos homens felizes, constituíndo uma versão moderna da Terra da Promissão. O romance de Hilton escrito com beleza e simplicidade traduz a tranquilidade de Xangri-Lá.



SAIBA TUDO SOBRE MINHA CIDADE:


BAIXE A EDIÇÃO EM PDF

Nenhum comentário:

O PLANETA DOS MACRÓBIOS

Por Francisco José Soares Torres Médico - Crateús - CE centromedicodecrateus@gmail.com "Para consolo ger...