05 agosto 2014

As cores em sua vida

Por 
CLEUSA BADANAI
Escritora e cromoterapeuta
São Paulo - SP
cidadaopolicial@yahoo.com.br








AS CORES EM SUA VIDA

A cromoterapia atua com a dinâmica das cores. Sua utilização é milenar, sendo aplicada desde o antigo Egito. Em todas as épocas, as cores têm sido utilizadas com a finalidade de harmonizar ambientes, pessoas e situações, mesmo que de uma forma inconsciente. Basta olharmos a natureza em seus diversos matizes e as cores que usamos no nosso vestuário de acordo com nosso temperamento ou estado de espírito.

Daí o motivo pelo qual grandes companhias comerciais utilizam a cromoterapia ambiental e a cuidadosa seleção de cores nos uniformes dos seus funcionários e colaboradores a fim de trazer alegria, otimismo, confiança e credibilidade tanto àqueles que se utilizam desses uniformes, quanto aos clientes que, ao entrarem em contato com tais ambientes e pessoas, sentem traduzidos esses aspectos quando da interação com eles. Para Hipócrates, saúde e doença dependem da harmonia entre o meio ambiente, o corpo e a mente.

A tonalidade da cor é a forma pela qual conseguimos identificar a vibração da onda energética luminosa, que nos envolve e impulsiona a visão, chamada de cor retiniana, que é energia luminosa  e cujos  impulsos são classificados e traduzidos pela retina. 

Sabe-se que os olhos são terminais do cérebro e que desde a antiguidade são considerados as janelas da alma, pois é por meio deles que assimilamos as informações expressas nos ambientes e na interação humana, tanto que mais vale um gesto (que é visto) do que mil palavras.

A cromoterapia auxilia no restabelecimento físico, energético e emocional, atuando como uma técnica complementar ao tratamento médico convencional. Seu uso não dispensa o uso de medicamentos. A psicodinâmica das cores está disponível para uso comum a todas as pessoas.



Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. Isaac Newton, no século XVII, conseguiu descobrir as cores do arco-íris fazendo com que um feixe de luz do sol passasse por um prisma. O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, no século XVIII, pesquisou durante cerca de 40 anos as cores e descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.


____________________________
BAIXE A REVISTA COMPLETA EM PDF
_________________________________


Nenhum comentário:

DIA DO PROFESSOR

Dia dos Professores No dia 15 de outubro, comemora-se em todo o Brasil o Dia do Professor. Nessa ocasião, costuma-se fazer homenagens e...