22 janeiro 2015

Razão e emoção

Por
MARCOS GIMENES SALUN
Jornalista    
São Paulo - SP
msalun@uol.com.br









RAZÃO E EMOÇÃO

A palavra equilíbrio contém uma gama de significados que muitas vezes passam despercebidos e não permite  entendê-la perfeitamente. Envolve noções de igualdade,  proporcionalidade, estabilidade, distribuição harmoniosa entre partes, moderação de gestos, palavras, sentimentos, estabilidade mental e emocional, comedimento, autocontrole e tantas outras. Uma grande abrangência para palavra tão corriqueira e, paradoxalmente, pouco praticada.

É bastante comum que em momentos de crise, palavra esta também de amplos significados, alguém reivindique a necessidade de doses de equilíbrio como solução, dando a este último o poder da cura de muitos males. Há no entanto muitos fatores adjacentes e também necessários para que haja uma terapia eficaz em momentos de situação econômica ou social  repleta de problemas, de momentos indefinidos e plenos de riscos e dúvidas, tensões, desgastes e desajustes que acabam interferindo também e especialmente, no corpo e na mente das pessoas envolvidadas.

O pretendido equilíbrio entre razão e emoção é uma árdua tarefa na busca do rOpiniasestabelecimento de situações mais amenas. Não é fácil manter a serenidade para um melhor desempenho no trabalho, nas relações com a família e com a sociedade de modo geral. Não é algo simples não se deixar influenciar pelas ameaças de uma sociedade cada dia mais violenta, menos tolerante e mais competitiva. Não será fácil ter atitudes ponderadas se não impusermos a nós mesmos alguma dose de tolerância, paciência e boa vontade. Mesmo que não se perceba nos governantes qualquer indício de vontade de fazerem sua parte para sair da crise, sempre caberá a cada um de nós uma iniciativa pessoal em pról do equilíbrio de atitudes e perseverança na busca de soluções.   

______________________________________________________________________
EXPEDIENTE - Revista OPINIAS - ANO I - nº. 8 - Janeiro 2015 - Publicação virtual mensal da Rumo Editorial Produções e Edições Ltda. * Diretores: Marcos Gimenes Salun, Luciana Gomes Gimenes e Naira Gomes Gimenes * Editor e Jornalista Responsável:: Marcos Gimenes Salun (MTb 20.405-SP) * Revisão: Ligia Terezinha Pezzuto (MTb 17.671-SP). *Redação e Correspondência: Av. Prof. Sylla Mattos, 652 - conj.12 - Jardim Santa Cruz - São Paulo - SP - CEP 04182-010  E-mail: rumoeditorial@uol.com.br - Tels.: (11) 2331-1351 Celular (11) 99182-4815.  BLOG: http://opinias2014.blogspot.com.br/ * Colaboradores desta edição: Carlos Augusto Ferreira Galvão (SP), Maria Ines Felippe (SP), Carlos Eduardo de Oliveira (SP), Tom Coelho (SP), João Baptista Alencastro (GO), Andréa Pachá (RJ), Gustavo Lima (Sydney - Austrália), Luciana Gomes Gimenes (SP), Geovah Paulo da Cruz (SP),  Marlene Teixeira de Queiroz Silva (MG) e Aline Andruskevicius de Castro (SP). Matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores a quem pertencem todos os direitos autorais. PERMITIDA a reprodução dos artigos desde que citada a fonte e mencionada a autoria. PARTICIPE: Envie seu artigo ou comentários e embarque nesta aventura rumoeditorial@uol.com.br



__________________________

___________________________

Nenhum comentário:

O PLANETA DOS MACRÓBIOS

Por Francisco José Soares Torres Médico - Crateús - CE centromedicodecrateus@gmail.com "Para consolo ger...